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4 Dicas para melhorar o seu atendimento ao público

Todo empreendedor sabe que para ter uma clientela fiel não basta ter uma loja e um produto de qualidade.

É preciso pensar além e proporcionar aos clientes a melhor experiência possível.

Cada vez mais os clientes têm se tornado mais exigentes e procuram por lojas onde são bem tratados.

Atenção, educação, boa receptividade e ter sua necessidade atendida, são as principais características buscadas pelos clientes.

É essa experiência que vai determinar se ele voltará a realizar negócios com você ou não.

O problema é que esse cliente não demonstra a insatisfação na hora, ele apenas não retorna para futuras compras.

Mas, além de não voltar ele divulga para as pessoas próximas o tipo de tratamento que recebeu.

Então como saber se o problema com o meu comércio está relacionado com o tipo de atendimento que tenho prestado?

Para te ajudar com essa questão selecionamos aqui os erros mais comuns de todo comerciante.

Principais erros no atendimento ao cliente:

  • Não conhecer o produto:

É muito comum encontrar comerciantes que não conhecem bem o produto que vendem, como se o produto fosse se vender sozinho, ao ser questionado pelo cliente o vendedor muitas vezes acaba mentindo para parecer que conhece sobre o assunto.

  • Não dar atenção ao desejo do cliente:

Outro erro grotesco é se preocupar mais em fechar a venda do que em atender as necessidades do cliente, tentando vender um produto mais caro é possível que você perca um cliente.

  • Oferecer experiências ultrapassadas:

Não atualizar as tecnologias do seu comércio pode ser o motivo de não estar vendendo tanto. Como por exemplo, não disponibilizar pagamento por cartão de crédito.

  • Não se preocupar com o pós-venda:

Muitos comerciantes se preocupam apenas com o momento da venda, mas se esquecem de criar um vínculo para que esse cliente retorne mais vezes.

Se você se identificou com as situações relatadas deve estar agora se perguntando como mudar a situação.

Para te ajudar nisso separamos:

4 dicas que como melhorar seu atendimento ao cliente.

01. Cuidado com a sua aparência e o modo de se expressar

A maneira como você se apresenta é determinante para formar a primeira impressão do cliente com relação à sua empresa.

Sua apresentação pessoal diz muito sobre o seu negócio, por isso é preciso se preocupar com a aparência no trabalho, sua e de sua equipe.

Quando falamos em aparência, não entenda exclusivamente como roupas ou uniformes. Corte de cabelo, maquiagem adequada, unhas bem-feitas… tudo isso conta ponto.

Mas além de se preocupar com as roupas e aparência é preciso se preocupar também com a linguagem utilizada no seu comércio.

Isso não quer dizer que você precisa usar uma linguagem formal, apenas é necessário ter cuidado para não usar gírias nem parecer íntimo demais. Fale com naturalidade.

02. Estude os produtos comercializados

Ter domínio sobre um assunto é um grande diferencial na hora de convencer o cliente a realizar a compra.

Hoje a maioria dos clientes já chegam nas lojas conhecendo tudo sobre o produto que procuram.

Normalmente o comprador já fez sua própria busca na internet e já sabe o que deseja comprar.

Isso exige que o comerciante busque mais conhecimento para que as dúvidas do cliente possam ser esclarecidas.

Quando o vendedor demonstra domínio sobre um assunto o cliente se sente mais confiante em realizar a compra.

Mas, o cliente também se sente confortável para voltar em futuras oportunidades pois encontra no vendedor uma autoridade no assunto.

Tudo isso contribui para que o cliente não apenas realize a compra, mas se torne fiel ao seu comércio.

03. Pense no pós-venda

Nunca foque somente naquela venda, solicite ao cliente um contato para que você possa mantê-lo informá-lo sobre as novidades.

As redes sociais são ideais para essa comunicação, elas criam uma relação entre cliente e empresa.

O cliente dá sinais de quando deseja conhecer as novidades e quando entrar em contato novamente.

Caso não tenha redes sociais, vale também ter o número de celular do cliente para enviar mensagens com as novidades.

Se você ainda não investiu em redes sociais comece a pensar no assunto, essa é uma ótima oportunidade de divulgação.

O importante aqui é lembrar ao seu cliente sobre sua loja, para que quando precisar ele se lembre de você.

04. Preocupe-se em atender o cliente

Nunca cometa o erro de tentar vender algo que o cliente não precisa, muito cuidado com essa prática.

Sempre encontramos vendedores tentando vender algo a mais do que o cliente estava procurando inicialmente.

Isso é normal, mas existe uma diferença entre oferecer um produto adicional e tentar enganar o cliente.

Primeiro é preciso atender a necessidade relatada pelo cliente, conhecer o que ele deseja e aí apresentar suas opções, mesmo que sejam produtos além do inicialmente solicitado pelo cliente.

Não tente vender opções mais caras apenas pensando no lucro, você ganha aquela venda, mas perde um cliente.

Traga também outras opções melhores, mesmo que estejam um pouco acima do orçamento inicial. Mas nunca de forma a constranger e sempre deixando o cliente muito a vontade para aceitar a oferta ou não.

Isso transmite ao cliente a certeza de que seu objetivo é apenas atender a sua necessidade.

A insistência pode constranger e até irritar seu comprador e fazer com que desista da compra.

Todas essas dicas são para que você tenha não apenas um aumento nas vendas, mas para que também possa fidelizar seus clientes.

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